sexta-feira, 28 de agosto de 2009

reciclagem de madeira


RECICLE ANTES QUE ACABE.PLANTE UMA UMA ARVORE.

Antes de pensar em como evitar, devemos descobrir quem são os agentes do desmatamento que precisamos combater. De maneira geral, o desmatamento pode ser feito em diferentes intensidades e por pessoas muito diferentes. Por exemplo, o dono de uma indústria madeireira e um agricultor conseguem desmatar uma grande área. Mas uma pessoa que derruba uma árvore para coletar uma bromélia, ou para pegar um palmito, também está contribuindo para o destruição das florestas.

Para combater os grandes desmatamentos, é necessário cobrar dos nossos políticos a criação e aplicação de leis que ajudem na conservação. Criação de novas áreas de proteção (por exemplo, Parque Nacionais) e mais investimentos nos órgãos que administram os parques (o IBAMA) são algumas das medidas que podem ser feitas. Outra maneira é exigir uma punição para aqueles que não cumpram as leis (ex., para aqueles agricultores que continuam destruindo áreas de proteção ambiental para aumentar a área da sua plantação).

Nós também podemos ajudar de uma forma mais direta. Quando não compramos um produto (ex., palmito ou uma bromélia) que foi retirado da mata ilegalmente, estamos também ajudando na conservação do nosso ambiente. Quando compramos algum móvel de madeira, podemos também ver a origem desta madeira, para ter certeza de que ela não veio de um desmatamento clandestino.

Várias coisas podemos fazer com a reciclagem certo? Mas quais tipos de coisas podemos fazer?

A reciclagem acontece quando transformamos um produto já utilizado em um novo produto. Por exemplo, quando utilizamos várias latas de alumínio para produzir mais alumínio, que poderá ser utilizado em novas latinhas! Geralmente a reciclagem é feita em indústrias, pois pode ser um processo muito trabalhoso. São vários os materiais que podemos reciclar, como metais, vidros, plásticos e papéis.

Outra forma de diminuir a quantidade de lixo que produzimos e REUTILIZAR materias que seriam jogados fora. Usar garrafas PET vazias como canteiros para plantas é um exemplo de reutilização de lixo. (Perceba que, quando reutilizamos um material, nós não transformamos ele em um novo. Apenas damos a algo que já existe um nova utilidade! Não precisamos fazer uma nova garrafa de PET, apenas pegamos uma que já existia e usamos como um canteiro).


Componentes:Tamires,Rosivania,Rosineia,Lailana,Ruan,Jucilene e Jucicleia 2°ano I Vespertino



2 comentários:

  1. Eu acho muito impotante a reciclagem pois reciclando estamos ajudando a preservar a natureza.Então vamos reciclar!!!

    ResponderExcluir
  2. A postagem está de acordo com tema, só esqueceram dos dois paragráfos limites. O comentário é para ser feito no filme postado por mim.
    Pró Núbia

    ResponderExcluir