quinta-feira, 30 de julho de 2009

Vamos aprender a reciclar!




O planeta atingiu este ano a marca de seis bilhões de pessoas.E esse enorme contingente humano terá que procurar sobrevivência em um mundo em que a deterioração do meio ambiente é um fato presente e uma realidade dolorosa.
Estará o homem do terceiro milênio, da era da modernidade, preparado para o desafio de resolver os desequilíbrios ambientais e assegurar uma qualidade mínima de vida?
No Brasil, cada pessoa gera, em média, um quilo de lixo por dia. Por ano, são produzidos 55 trilhões de quilos.


A IMPORTANCIA DE RECICLAR

  • Porque há excesso de lixo e é preciso fazer alguma coisa para diminuir este volume excessivo que se acumula em aterros sanitários e no próprio ambiente, poluindo rios, mares, solos e o ar;
  • Porque prolonga a vida útil dos aterros;
  • Porque diminui a proliferação de doenças e a contaminação de alimentos; porque reduz a contaminação ambiental provocada por rejeitos;
  • Porque queimar o lixo significa poluir o ar;
  • Porque é uma questão de bom gosto. A reciclagem remove o lixo, transformando-o em produtos úteis novamente;
  • Porque acaba diminuindo também o desperdício;
  • Porque gerar empregos;
  • Porque cria uma oportunidade de fortalecer organizações comunitárias; e muito outros porquês ainda podem ser mencionados...
    Com a reciclagem de materiais obtem-se economia, redução no consumo energético, contribuição no controle ambiental e eonomia na matéria-prima. Para que todos estes benefícios cheguem até nós é só preciso de conscientização e participação. Cada um de nós pode fazer a sua parte, que por menor que seja, contribuirá para a recuperação, preservação do meio ambiente e da vida humana.
Uma pequena pauta sobre Reciclagem de Madeira...

Além da reciclagem do papel, plástico, o alumínio, vidro, existe também a reciclagem da madeira.A madeira pode ser reciclada de diversas formas os moveis antigos em bom estado podem ser reformados e mater suas caracteristicas originais.

Objetos artezanais e decorativos utilitarios podem ser fabricados a partir de sobras e madeira reaproveitada.

Restos e sobras de madeira são aproveitadas de diveras maneiras, objetos de escritório e brinquedos são os mais encontrados.

A industria recicla a madeira transformado a madeiras em compensados e agregados que são utilizados de diversas formas.

Aproveitamento energético de resíduos de madeira e florestais na forma de Briquetes

BRIQUETE é um bloco cilíndrico compacto, de alta densidade, composto por resíduos de madeiras em geral, como pó de serra, maravalhas/fitinhas, cavacos ou pedaços de madeira picadas. O briquete é utilizado para a queima em Fornos, Caldeiras,Aquecedores, Torradores e outros similares.

Todos os resíduos de madeiras utilizados para a fabricação dos briquetes são adquiridos nas indústrias de esquadrias.





Chegou a hora de a sustentabilidade sair do papel!

Colegio Estadual Alfredo Agostinho de Deus.

Alunos: Gabriel da Silva ;
Manuela Santos
Marilan Silva ;
Marcos Claudio ;
Oldair Cordeirino;
Uelinton ;
Priscila Nascimento;
Hellen Jessica .
Serie: 2º ano do Ensino Medio - Turma F/ Vespertino

4 comentários:

  1. A quantidade de lixo produzida diariamente pelo ser humano é aproximadamente de 5kg.Somando-se toda produção mundial os numeros são assustadores.
    Uma garrafa plástica ou de vidro pode levar de 1 milhaão de anos pra decompor-se e se reintegrar ao meio-ambiente.Uma lata de aluminio,de 80 a 100 anos
    cada tonelada de papel preoduzida 12 árvores são abatidas, porem todo esse material pode ser reciclado,transformando em novos produtos ou materia prima ,sem perder sua propriedade
    por que não reciclar, então?
    separando todo lixo produzido em nossas casas,
    estaremos evitando a poluição e empedindo que a sucata se misture aos restos de alimentos,facilitando assim o seu reaproveitamento pelas indústrias.Depois de separados, olixo deve ser colocado nos containers especiais ou encamihados a coleta seletiva que o levara as usinas de reciclagem . Os detritos despejados em terrenos baldios acabam prejudicando o meio ambiente e gerando graves problemas para saúde.
    entre vc tanbém nessa luta pela qualidade do nosso futuro
    VAMOS FAZER NOSSA PARTE .PQ JA FIZEMOS MUITO PRA DEPREDAR ESSE PLANETA AGORA É HORA DE AJUDAR LIMPAR NOSSA BAGUNÇA POR QUE MEHLOR QUE LIMPAR É NÃO SUJAR VALEU E DESCULPA PELOS ERROS DE CARTOGRAFIA É NOIZZZ

    SEGUNDO ANO [E] EQUIPE DA MADEIRA ALLAN (EU)ELIZANGELA,FABIANE...ESQUECI O RESTO

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. disse...
    o dever de todos é aprender reciclar de maneras dificil e simples. o dever de todos é não maltratar o Meio Ambiente afinal a Natureza tem vida como seres humano , e se o homem for explorar a madeira a cada dia mês e ano. O futuro da humanidade não vai ser a mesma e vai se acabar , pq é os humanos que faz a diferencia.

    È claro que o homem precisa de madeira para sobrviver ,porque a madeira faz varias coisas como por exemplo: casas , materiais escolar que é muito importante , arquitetura, engenharia civil, carpintaria, marcenaria, indústria papeleira, química e farmacoquímica. É usada na produção de incensos, chás (o de canela é o mais conhecido), rolhas e uma série de compostos de uso industrial e farmacêutico.

    emfim muitas e muitas coisas , mais o homem tambem tem que saber lidar como ele iria preservar a natureza.
    Bem existe muitas caracteristica na madeira como por exemplo:

    A “Madeira Manejada”

    O conceito de madeira manejada ainda é confuso para o consumidor, o cidadão e até o próprio agente de decisão política. Porém, trata-se de um conceito que está relacionado a todos nós, diretamente e indiretamente em nossas atuações diárias.

    E tambem tem madeira legal, madeira manejada, e madeira certificada.

    Segundo a lei :
    A lei prevê duas modalidades de exploração da madeira: o desmatamento autorizado, e o manejo florestal.

    O desmatamento pode ser autorizado pelos órgãos ambientais em áreas destinadas a instalação de cultivos ou pastos, sempre e quando fica fora da área de reserva legal da propriedade (correspondente a 80% da área total). A madeira oriunda de desmatamento autorizado é legal, somente. A madeira de desmatamento autorizado não contribui para manter a floresta em pé. O custo de produção da madeira de desmatamento é geralmente baixo.

    O manejo florestal é a outra modalidade legal de exploração da madeira. É regulamentado por várias leis, decretos e instruções normativas. Produzida com base em normas e técnicas de baixo impacto ambiental, a madeira manejada contribui para manter a floresta em pé. O custo de produção da madeira manejada é geralmente um pouco mais alto do que o da madeira de desmatamento, devido à elaboração do plano de manejo.

    Como muitos não sabem esses são alguns exemplo das exploração de madeiras.

    Mim chamo : Gabriel da silva santos do turno vespertino do esino

    ResponderExcluir
  4. E aí pessoal, vcs esqueceram que combinamos dois paragráfos no maxímo? por a postagem ser interessante vou considerar.
    Um abraço, pró Núbia.
    Agora o comentário de Gabriel não fecha o comentário do filme que falta, ok?

    ResponderExcluir