quinta-feira, 30 de julho de 2009

Reciclagem de Madeira - 2º A

Colégio Estadual Alfredo Agostinho de Deus
Grupo: Edvan, Messias, Roberto, Elizama, Debora, Marcos e Ilma.


Aproveitamento energético de resíduos de madeira e florestais na forma de Briquetes

A densificação do resíduo através do processo de briquetagem consiste na compactação a elevadas pressões, o que provoca a elevação da temperatura do processo da ordem de 100 ºC. O aumento da temperatura provocará a "plastificação"da lignina, substância que atua como elemento aglomerante das partículas de madeira. Isto justifica a não utilização de produtos aglomerantes (resinas, ceras, etc).

Para que a aglomeração tenha sucesso, é necessária uma quantidade de água, compreendida de 8% a 15% e que o tamanho da partícula esteja entre 5 e 10 mm. O diâmetro ideal dos briquetes para queima em caldeiras, fornos e lareiras é de 70 mm a 100 mm, com comprimento de 250 a 400 mm. Outras dimensões (diâmetro de 28 a 65 mm) são usadas em estufas, fogões com alimentação automática, grelhas, churrasqueiras etc.

Equipamento de Briquetagem - Briquetadeiras
No equipamento do tipo Prensa Briquetadeira de Pistão, a compactação acontece por meio de golpes produzidos sobre os resíduos por um pistão acionado através de dois volantes. Do silo de armazenagem (aéreo ou subterrâneo) os resíduos são transferidos para um dosador e briquetados em seguida (forma cilíndrica). O briquete deste processo tem as seguintes características:

Densidade: 1.000 kg/m3 a 1.300 kg/m3
Consumo: 20 a 60 kWh/t
Produção: 200 a 1.500 kg/h
P.C.I: 4.800 kcal/kg (20,1 MJ/kg)
Voláteis: 81%(base seca)
Cinzas: 1,2% (base seca)

Na Briquetadeira Por Extrusão o produto é obtido com 5% de umidade, ou menos. Quando a matéria prima é conduzida para a parte central do equipamento, chamada matriz, a mesma sofre intenso atrito e forte pressão, o que eleva a temperatura acima de 250 ºC, fluidificando-a. Posteriormente, o material é submetido a altas pressões, tornando-se mais compacto. No final do processo, o material é naturalmente resfriado, solidificando-se e resultando um briquete com elevada resistência mecânica. A lignina solidificada na superfície do briquete o torna também resistente à umidade natural. Nesse caso o briquete apresenta as seguintes propriedades:

Densidade: 1.200 a 1.400 kg/m3
Consumo: 50 a 65 kWh/t
Produção: 800 a 1.250 kg/h
P.C.I.: 4.900 kcal/kg (20,5 MJ/kg)
Voláteis: 85%

Fonte: www.Sucatas.com

Um comentário:

  1. Nessa postagem voces fugiram um pouco do tema que foi trabalhado em sala de aula.
    Pró Núbia

    ResponderExcluir