sexta-feira, 17 de julho de 2009

RECICLAGEM DO PAPEL


O papel é um material de suporte da informação escrita que produz fortes impactos negativos sobretudo ao nível da produção.
De facto, embora a matéria prima se possa considerar renovável - a madeira, proveniente das árvores - a sua produção conduz normalmente a extensas monoculturas de espécies exóticas - como o eucalipto em Portugal, e diversas resinosas na maior parte da Europa - que têm como consequência o desaparecimento da quase totalidade da fauna e da flora nativas. Este efeito está relacionado não apenas com as espácies utilizadas mas também com o regime de cultivo: plantações densas, revolução de curtas e lavagem de solos de montanha débeis.

Só no Brasil foram produzidos, em 2008, cerca de 8 milhões de toneladas de papel (BRACELPA) e, segundo estimativas os números tendem a aumentar. Ao contrário do que diz o senso comum, o acesso a tecnologias como a internet e o e-mail estão contribuindo para o aumento do consumo de papel uma vez que a maioria das pessoas ainda prefere ler textos e livros em meio físico do que em meio eletrônico. Por isso é cada vez mais importante o trabalho feito pelas empresas na reciclagem dos diversos tipos de papel contribuindo para que haja um menor impacto no meio ambiente.

Atualmente cerca de 50% do papel consumido no Brasil é reciclado e o percentual varia de acordo com o tipo de papel: papéis ondulados (tipo caixa de papelão) tiveram uma taxa de reaproveitamento de 79.5% em 2007; e papéis de escritório (revistas, folhetos, papéis de carta, papel branco, etc.) tiveram no mesmo ano um reaproveitamento de 38.1%, o que representa 817 mil toneladas de papel de escritório (CEMPRE).




Vantagens de Reciclar Papel


  • Redução dos custos das matérias-primas: a pasta de aparas é mais barata que a celulose de primeira.

  • Economia de Recursos Naturais

    - Madeira: Uma tonelada de aparas pode substituir de 2 a 4 m3 de madeira, conforme o tipo de papel a ser fabricado, o que se traduz em uma nova vida útil para de 15 a 30 árvores.

    - Água: Na fabricação de uma tonelada de papel reciclado são necessários apenas 2.000 litros de água, ao passo que, no processo tradicional, este volume pode chegar a 100.000 litros por tonelada.

    - Energia: Em média, economiza-se metade da energia, podendo-se chegar a 80% de economia quando se comparam papéis reciclados simples com papéis virgens feitos com pasta de refinador.

    - Redução da Poluição: Teoricamente, as fábricas recicladoras podem funcionar sem impactos ambientais, pois a fase crítica de produção de celulose já foi feita anteriormente. Porém as indústrias brasileiras, sendo de pequeno porte e competindo com grandes indústrias, às vezes subsidiadas, não fazem muitos investimentos em controle ambiental.

    • Criação de Empregos: estima-se que, ao reciclar papéis, sejam criados cinco vezes mais empregos do que na produção do papel de celulose virgem e dez vezes mais empregos do que na coleta e destinação final de lixo.
    • Redução da "conta do lixo": o Brasil, no entanto, só recicla 30% do seu consumo de papéis, papelões e cartões.



    Processo de Reciclagem do Papel




    Papel reciclável x Papel não-reciclável

    Reciclável
    Não-reciclável
    Caixa de papelão Papel sanitário
    Jornal Copos descartáveis
    Revista Papel carbono
    Impressos em geral Fotografias
    Fotocópias Fitas adesivas
    Rascunhos Etiquetas adesivas
    Envelopes
    Papel timbrado
    Embalagens longa-vida *
    Cartões
    Papel de fax

    * papel + plástico + alumínio














    feito pelos alunos: Joelma Conceição,Quesia pereira,Roquelina,
    Jean santos souza e Luis Claudio do 2 D

    2 comentários:

    1. muito interesante essa elaboração de vcs gostariamos muito de conhecer esses autores desse
      trabalho muito interesante entrem em contato com nosco faremos um contrato com voces ok é uma empresa tudo bem entrem em contato 031 75 34452335
      mas é só para que fez esse trabalho ok

      empresarial EMEBA ltda.

      ResponderExcluir
    2. Parabéns pela postagem, ficou bem elaborada.
      Pró Núbia

      ResponderExcluir