quinta-feira, 30 de julho de 2009

Vamos aprender a reciclar!




O planeta atingiu este ano a marca de seis bilhões de pessoas.E esse enorme contingente humano terá que procurar sobrevivência em um mundo em que a deterioração do meio ambiente é um fato presente e uma realidade dolorosa.
Estará o homem do terceiro milênio, da era da modernidade, preparado para o desafio de resolver os desequilíbrios ambientais e assegurar uma qualidade mínima de vida?
No Brasil, cada pessoa gera, em média, um quilo de lixo por dia. Por ano, são produzidos 55 trilhões de quilos.


A IMPORTANCIA DE RECICLAR

  • Porque há excesso de lixo e é preciso fazer alguma coisa para diminuir este volume excessivo que se acumula em aterros sanitários e no próprio ambiente, poluindo rios, mares, solos e o ar;
  • Porque prolonga a vida útil dos aterros;
  • Porque diminui a proliferação de doenças e a contaminação de alimentos; porque reduz a contaminação ambiental provocada por rejeitos;
  • Porque queimar o lixo significa poluir o ar;
  • Porque é uma questão de bom gosto. A reciclagem remove o lixo, transformando-o em produtos úteis novamente;
  • Porque acaba diminuindo também o desperdício;
  • Porque gerar empregos;
  • Porque cria uma oportunidade de fortalecer organizações comunitárias; e muito outros porquês ainda podem ser mencionados...
    Com a reciclagem de materiais obtem-se economia, redução no consumo energético, contribuição no controle ambiental e eonomia na matéria-prima. Para que todos estes benefícios cheguem até nós é só preciso de conscientização e participação. Cada um de nós pode fazer a sua parte, que por menor que seja, contribuirá para a recuperação, preservação do meio ambiente e da vida humana.
Uma pequena pauta sobre Reciclagem de Madeira...

Além da reciclagem do papel, plástico, o alumínio, vidro, existe também a reciclagem da madeira.A madeira pode ser reciclada de diversas formas os moveis antigos em bom estado podem ser reformados e mater suas caracteristicas originais.

Objetos artezanais e decorativos utilitarios podem ser fabricados a partir de sobras e madeira reaproveitada.

Restos e sobras de madeira são aproveitadas de diveras maneiras, objetos de escritório e brinquedos são os mais encontrados.

A industria recicla a madeira transformado a madeiras em compensados e agregados que são utilizados de diversas formas.

Aproveitamento energético de resíduos de madeira e florestais na forma de Briquetes

BRIQUETE é um bloco cilíndrico compacto, de alta densidade, composto por resíduos de madeiras em geral, como pó de serra, maravalhas/fitinhas, cavacos ou pedaços de madeira picadas. O briquete é utilizado para a queima em Fornos, Caldeiras,Aquecedores, Torradores e outros similares.

Todos os resíduos de madeiras utilizados para a fabricação dos briquetes são adquiridos nas indústrias de esquadrias.





Chegou a hora de a sustentabilidade sair do papel!

Colegio Estadual Alfredo Agostinho de Deus.

Alunos: Gabriel da Silva ;
Manuela Santos
Marilan Silva ;
Marcos Claudio ;
Oldair Cordeirino;
Uelinton ;
Priscila Nascimento;
Hellen Jessica .
Serie: 2º ano do Ensino Medio - Turma F/ Vespertino




PAPEL

Nosso objetivo se todo mundo colaborar é: Conscientizar as pessoas sobre a importância em separar o papel já utilizado de maneira adequada, de forma a encaminhá-lo para o processo de reciclagem, evitando a extração excessiva de matéria-prima e gasto desnecessário de energia.

Vamos reciclar qualquer tipo de material que é jogado no lixo todos os dias.Porque uma tonelada de papel reciclado economiza 10 mil litros de água e evita o corte de 17 árvores.

A reciclagem do papel é o reaproveitamento do papel não-funcional para produzir papel reciclado.

Nós necessitamos de um papel tão branco, muitas vezes para uso tão simples(rascunho,cadernos de anotações, etc.)E ainda, porque precisamos de produtos e embalagens de papel tão coloridos e cheios de pigmentos muitas vezes tóxicas,que de uma forma ou de outra vão acabar no ambiente, caso sejam sendo reciclados ou não?Temos que reciclar o Papel,nosso papel vale muito mas do que imaginamos.E você ainda proteje o meio ambiente e economiza dinheiro.


Reciclagem é muito importante para nossa vida e nossa saúde!Venha participar desta campanha de concientização!!!


Alunos do 2ºB Laís.Nivia,Samila,Daiane,Bruno,Jamile e Taiane.
professora:Núbia Nosso Tema:PAPEL

Reciclagem de Madeira - 2º A

Colégio Estadual Alfredo Agostinho de Deus
Grupo: Edvan, Messias, Roberto, Elizama, Debora, Marcos e Ilma.


Aproveitamento energético de resíduos de madeira e florestais na forma de Briquetes

A densificação do resíduo através do processo de briquetagem consiste na compactação a elevadas pressões, o que provoca a elevação da temperatura do processo da ordem de 100 ºC. O aumento da temperatura provocará a "plastificação"da lignina, substância que atua como elemento aglomerante das partículas de madeira. Isto justifica a não utilização de produtos aglomerantes (resinas, ceras, etc).

Para que a aglomeração tenha sucesso, é necessária uma quantidade de água, compreendida de 8% a 15% e que o tamanho da partícula esteja entre 5 e 10 mm. O diâmetro ideal dos briquetes para queima em caldeiras, fornos e lareiras é de 70 mm a 100 mm, com comprimento de 250 a 400 mm. Outras dimensões (diâmetro de 28 a 65 mm) são usadas em estufas, fogões com alimentação automática, grelhas, churrasqueiras etc.

Equipamento de Briquetagem - Briquetadeiras
No equipamento do tipo Prensa Briquetadeira de Pistão, a compactação acontece por meio de golpes produzidos sobre os resíduos por um pistão acionado através de dois volantes. Do silo de armazenagem (aéreo ou subterrâneo) os resíduos são transferidos para um dosador e briquetados em seguida (forma cilíndrica). O briquete deste processo tem as seguintes características:

Densidade: 1.000 kg/m3 a 1.300 kg/m3
Consumo: 20 a 60 kWh/t
Produção: 200 a 1.500 kg/h
P.C.I: 4.800 kcal/kg (20,1 MJ/kg)
Voláteis: 81%(base seca)
Cinzas: 1,2% (base seca)

Na Briquetadeira Por Extrusão o produto é obtido com 5% de umidade, ou menos. Quando a matéria prima é conduzida para a parte central do equipamento, chamada matriz, a mesma sofre intenso atrito e forte pressão, o que eleva a temperatura acima de 250 ºC, fluidificando-a. Posteriormente, o material é submetido a altas pressões, tornando-se mais compacto. No final do processo, o material é naturalmente resfriado, solidificando-se e resultando um briquete com elevada resistência mecânica. A lignina solidificada na superfície do briquete o torna também resistente à umidade natural. Nesse caso o briquete apresenta as seguintes propriedades:

Densidade: 1.200 a 1.400 kg/m3
Consumo: 50 a 65 kWh/t
Produção: 800 a 1.250 kg/h
P.C.I.: 4.900 kcal/kg (20,5 MJ/kg)
Voláteis: 85%

Fonte: www.Sucatas.com

sexta-feira, 17 de julho de 2009

RECICLAGEM DO PAPEL


O papel é um material de suporte da informação escrita que produz fortes impactos negativos sobretudo ao nível da produção.
De facto, embora a matéria prima se possa considerar renovável - a madeira, proveniente das árvores - a sua produção conduz normalmente a extensas monoculturas de espécies exóticas - como o eucalipto em Portugal, e diversas resinosas na maior parte da Europa - que têm como consequência o desaparecimento da quase totalidade da fauna e da flora nativas. Este efeito está relacionado não apenas com as espácies utilizadas mas também com o regime de cultivo: plantações densas, revolução de curtas e lavagem de solos de montanha débeis.

Só no Brasil foram produzidos, em 2008, cerca de 8 milhões de toneladas de papel (BRACELPA) e, segundo estimativas os números tendem a aumentar. Ao contrário do que diz o senso comum, o acesso a tecnologias como a internet e o e-mail estão contribuindo para o aumento do consumo de papel uma vez que a maioria das pessoas ainda prefere ler textos e livros em meio físico do que em meio eletrônico. Por isso é cada vez mais importante o trabalho feito pelas empresas na reciclagem dos diversos tipos de papel contribuindo para que haja um menor impacto no meio ambiente.

Atualmente cerca de 50% do papel consumido no Brasil é reciclado e o percentual varia de acordo com o tipo de papel: papéis ondulados (tipo caixa de papelão) tiveram uma taxa de reaproveitamento de 79.5% em 2007; e papéis de escritório (revistas, folhetos, papéis de carta, papel branco, etc.) tiveram no mesmo ano um reaproveitamento de 38.1%, o que representa 817 mil toneladas de papel de escritório (CEMPRE).




Vantagens de Reciclar Papel


  • Redução dos custos das matérias-primas: a pasta de aparas é mais barata que a celulose de primeira.

  • Economia de Recursos Naturais

    - Madeira: Uma tonelada de aparas pode substituir de 2 a 4 m3 de madeira, conforme o tipo de papel a ser fabricado, o que se traduz em uma nova vida útil para de 15 a 30 árvores.

    - Água: Na fabricação de uma tonelada de papel reciclado são necessários apenas 2.000 litros de água, ao passo que, no processo tradicional, este volume pode chegar a 100.000 litros por tonelada.

    - Energia: Em média, economiza-se metade da energia, podendo-se chegar a 80% de economia quando se comparam papéis reciclados simples com papéis virgens feitos com pasta de refinador.

    - Redução da Poluição: Teoricamente, as fábricas recicladoras podem funcionar sem impactos ambientais, pois a fase crítica de produção de celulose já foi feita anteriormente. Porém as indústrias brasileiras, sendo de pequeno porte e competindo com grandes indústrias, às vezes subsidiadas, não fazem muitos investimentos em controle ambiental.

    • Criação de Empregos: estima-se que, ao reciclar papéis, sejam criados cinco vezes mais empregos do que na produção do papel de celulose virgem e dez vezes mais empregos do que na coleta e destinação final de lixo.
    • Redução da "conta do lixo": o Brasil, no entanto, só recicla 30% do seu consumo de papéis, papelões e cartões.



    Processo de Reciclagem do Papel




    Papel reciclável x Papel não-reciclável

    Reciclável
    Não-reciclável
    Caixa de papelão Papel sanitário
    Jornal Copos descartáveis
    Revista Papel carbono
    Impressos em geral Fotografias
    Fotocópias Fitas adesivas
    Rascunhos Etiquetas adesivas
    Envelopes
    Papel timbrado
    Embalagens longa-vida *
    Cartões
    Papel de fax

    * papel + plástico + alumínio














    feito pelos alunos: Joelma Conceição,Quesia pereira,Roquelina,
    Jean santos souza e Luis Claudio do 2 D